Comunidades virtuais são comunidades que estabelecem relações em um espaço virtual, através de meios de comunicação à distância. Nestas comunidades há a reunião de um grupo de indivíduos com interesses comuns, que trocam experiências e informações no ambiente virtual. As comunidades virtuais trazem alguns benefícios aos participantes, como a colaboração e cooperação entre seus membros, aprendizagem e socialização.
Redes sociais são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que possuem valores e objetivos comuns. A princiapla característica das redes sociais é o estabelecimento de relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Existem diversos níveis de redes sociais: redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter), redes profissionais (linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, etc. Os diversos tipos de rede social têm em comum o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
“O que diferencia as redes sociais das redes espontâneas e naturais é a intencionalidade nos relacionamentos, os objetivos comuns explicitados e compartilhados”.
As comunidades virtuais e as redes sociais têm grande importância no sentido de aprendizagem e troca de informações. Elas estabelecem meios que podem ser formais ou informais, nos quais as pessoas podem, através da experiência da troca - em que ao mesmo tempo em que ajudam, recebem ajuda, crescer intelectualmente. As comunidades virtuais e as redes sociais, dessa forma, facilitam o acesso a informação (são um espaço onde é possível tirar-se dúvidas), e que possibilitam um processo de construção do conhecimento, e inclusive de troca de experiências profissionais.
Um exemplo de comunidade virtual é o Centro Acadêmico da Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia da UFRGS, que oferece um grupo de discussões dos alunos destes cursos.
REFERÊNCIAS:
AMARAL, V. Redes: uma nova forma de atuar.
ROZADOS, H. B. F. Tema 9: Comunidades Virtuais e Redes Sociais. 2010. Disponível em <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 27 nov. 2010.
ROZADOS, H. B. F. Tema10: Comunidades Virtuais Internacionais e Listas de Discussão Nacionais. Disponível em <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 27 nov. 2010.
WIKIPÉDIA. Redes Sociais. 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social#Comunidades_Virtuais> . Acesso em: 13 maio 2009. WIKIPÉDIA. Comunidades virtuais. 2009. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_virtual>. Acesso em: 13 maio 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário