Este post trata sobre a convergência das mídias, e pretende mostrar a relação entre todas as diferentes formas de disseminação da informação, e a relação destas com o trabalho de busca e recuperação da informação, assim como o impacto que estas novas e interativas mídias têm sobre o processo informativo.
Henry Jenkins, em seu livro “Cultura da Convergência”, explica o que é convergência: “Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam”.
Neste blog foram expostas muitas formas de divulgação da informação nas diversas mídias, e o efeito estas novas formas interativas têm. Segundo João Mesquita, em seu texto “A convergência das medias: do mass ao self media”, “[. . .] a par e passo com a tecnologia, a comunicação vai criando sempre novos conceitos e práticas, que se vão adaptando a uma determinada realidade, resolvendo, mediando e criando problemas”. Esta frase mostra como estas novas formas de disseminação da informação não somente “saciam” a necessidade informacional dos usuários, como também criam novas necessidades do mesmo gênero. Este mesmo conceito pode ser encontrado no livro “Cultura da Convergência”, de Henry Jenkins: “a convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões entre conteúdos midiáticos dispersos”.
Como já foi comentado em outros momentos neste blog, é importante verificar a confiabilidade as informações a que se tem acesso, o que é confirmado pela seguinte frase de Henry Jenkins, em seu livro “Cultura da Convergência”, “No mundo da convergência das mídias, toda história importante é contada, toda marca é vendida e todo consumidor é cortejado por múltiplos suportes de mídia”, ou seja, não se deve acreditar cegamente nas informações sem que se tenha verificado sua credibilidade.
João Mesquita, em seu texto “A convergência das medias: do mass ao self media”, ai falar sobre a convergência das mídias, afirma que a mesma “prevê que toda a informação esteja disponível, a toda a gente, em todas as horas, em todos os lugares, em suporte digital (sob a forma de bits) onde será possível interagir com a própria informação, com o saber bem, como alcançar os centros de produção de conhecimento que lhe dão origem”.
A partir dessa avaliação percebe-se que é possível convergir todos os elementos informacionais distribuídos nas diferentes mídias para sistematizar a busca e a recuperação da informação, porém, como já citado, ao mesmo tempo em que as necessidades informacionais são “saciadas”, novas são criadas; recupera-se sim a informação, mas a questão é, recupera-se tanta informação que se torna necessário fazer uma seleção da informação adequada, o que pode não ser um processo muito rápido.
REFERÊNCIAS:
JENKINS, H. Cultura da Convergência. ALEPH.MESQUITA, J. A convergência das medias: do mass ao self media. Disponível em: <http://www.citi.pt/estudos_multi/joao_mesquita/index.html>. Acesso em: 03 dez. 2010.
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