domingo, 26 de setembro de 2010

Banco de imagens

No post anterior foi trabalhada a ideia da imagem relacionada aos sistemas de informação. Neste post vai ser tratada a questão dos bancos de imagem.
Hoje em dia, com a internet, há a possibilidade de se obter qualquer tipo de imagem, muitas vezes sem custo algum. Estão disponíveis online fotografias, desenhos, gráficos, etc., os quais podem ser utilizados para ilustrar trabalhos escolares, projetos, cartazes,...
 
 
 
Contudo, “Como bens jurídicos que são, a fotografia e o retrato, gozam de ordens de tutela legais específicas. Engano imaginar que a autorização do possuidor do positivo ou do negativo de uma foto confira a quem lhe der publicidade qualquer direito a reproduzi-la comercialmente.” Estas são palavras de Eliane Yachou Abrão, advogada formada pela USP.
 
 
 
Já foi citado – no post anterior – um exemplo de banco de imagens, o Fotosearch Banco de Imagens - Royalty Free Imagens. Trata-se de um arquivo mundial de fotografias, onde é possível recuperá-las através de um sistema de busca; é uma espécie de museu fotográfico online.
 

Sobre os serviços do Fotosearch Banco de Imagens, “A melhor ferramenta de busca de fotografias, fotos, ilustrações digitais, imagens e clip art royalty free. A Fotosearch te ajuda a encontrar a foto, fotografia royalty-free, imagem ou gráfico perfeitos. Compre fotografias e baixe suas imagens imediatamente ou receba o CR-ROM ou DVD pelo correio. A Fotosearch também possui obras de arte digital, ilustações vetoriais, mapas clipart, clip art, filmes, vídeo clipes de animação EPS e arquivos de áudio e músicas.”
A expressão “royalty-free” designa um tipo de licenciamento para uso de obras protegidas por direito autoral.
Outro exemplo de banco de imagens é o Getty Images.
 
Podemos dizer que o Google é “quase” um banco de imagens, uma vez que há a opção de digitar-se uma palavra-chave de busca e obter imagens como resultado. A diferença deste para os outros bancos de imagens é que o Google busca as imagens em sites na internet, e oferece ao pesquisador não somente a imagem, mas também o site de onde ela foi retirada.
O próprio Google Books pode ser considerado um banco de imagens, pois a partir do momento que traz livros digitalizados, transforma-os em imagens.
 
Exemplos de bancos de imagem:

REFERÊNCIAS:
ABRÃO, E. Y. Imagem, Fotografia e Direitos Autorais. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/direitoautoral/artigo02.htm>. Acesso em: 26/09/2010.
Fotosearch Banco de Imagens - Royalty Free Imagens. Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/>. Acesso em: 26/09/2010
Getty Images. Disponível em: <http://www.gettyimages.com/CreativeImages/RoyaltyFree>. Acesso em: 26/09/2010
Key Stone. Disponível em: <http://www.grupokeystone.com.br/>. Acesso em: 26/09/2010.
Livre de royalties. Set. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Livre_de_royalties >. Acesso em: 26/09/2010.
Stock Brazil. Disponível em: <http://www.stockbrazil.com.br/>. Acesso em: 26/09/2010.

Um comentário: