sábado, 18 de setembro de 2010

A imagem e os sistemas de informação

A Imagem e o bibliotecário            
            O bibliotecário, como profissional da informação e mediador da mesma, tem a função de tratar e disseminar a informação, não importando seu suporte. As imagens contêm muita informação, elas têm o poder de ilustrar lugares, eventos, mudanças, fenômenos científicos, acontecimentos históricos, entre outros. E é por esse motivo que os acervos fotográficos têm muita importância em bibliotecas, arquivos, museus, escolas, empresas... A imagem – linguagem visual tem grande utilidade pedagógica, o que pode ser percebido através dos livros infantis, que são ricos em imagens.
            O bibliotecário é um profissional que deve estar constantemente atualizado, atendendo as demandas de informação dos usuários, fato que o obriga a trabalhar com imagens, uma vez que as mesmas são hoje valiosos instrumentos de pesquisa, largamente utilizadas.
            O profissional bibliotecário, ao dar o devido tratamento às informações do documento fotográfico, tem a descrição como etapa mais importante, já que esse tipo de documento tem caráter interdisciplinar.

A leitura da imagem

            A autora Maria Helena Martins, em seu livro “O que é leitura”, trabalha a ideia de que apesar de a leitura ser usualmente relacionada à escrita, o ato de ler vai além da escrita; um exemplo disso é quando falamos em ler um gesto de uma pessoa. Podemos igualmente ler uma imagem, processo que envolve todo um sistema de relações interpessoais.










Fotografia: a arte de escrever com a luz


            A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, e a fotografia digital surgiu no final do século XX. Hoje em dia a fotografia é largamente utilizada. Uma imagem pode contextualizar o assunto que está sendo tratado, e pode igualmente causar emoções, boas ou ruins – até mesmo pelo jogo de cores. É por esse motivo que empresas se valem de slogans e logotipos.
            A SEBASI - Sistemas de Informação AS escreveu uma reportagem sobre a mudança de seu logotipo, fato que ilustra a relevância da imagem. O título da reportagem é: “A SEBASI apresenta nova imagem”, e trás o seguinte texto: 

A SEBASI - Sistemas de Informação SA apresenta a nova imagem com design moderno mas mantém os seus valores.
De acordo com o designer que desenvolveu esta nova imagem, o símbolo pretende significar solidez e dinamismo, já as cores, magenta e verde, pretendem representar o empenho e o envolvimento que a Sebasi dedica aos seus clientes.
Pode-se notar, portanto a importância da imagem.
            Há um site que é um banco de imagens, é uma espécie de museu fotográfico online. Seu nome é Fotosearch Banco de Imagens - Royalty Free Imagens. É um arquivo mundial de fotografias onde é possível recuperar fotografias através de um sistema de busca. É como se fosse uma base de dados em que se recuperam informações, o que lembra o trabalho bibliotecário.



REFERÊNCIAS:

Fotografia. Set. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia>. Acesso em: 18/09/2010

Fotosearch Banco de Imagens - Royalty Free Imagens. Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/>. Acesso em: 19/09/2010

MARTINS, M. H. O que é leitura. 1994

OLIVEIRA, E. M. de. Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital.

SEBASI. A SEBASI apresenta nova imagem. SEBASI - Sistemas de Informação SA. 2009. Disponível em: <http://www.sebasi.pt/>. Acesso em: 18/09/2010

SILVA, R. C. da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da Fundação Joaquim Nabuco. Recife.

SOUZA, A. C. C. A fotografia como informação. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~cinemais/artfoto.html>. Acesso em:18/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário