sábado, 13 de novembro de 2010

Jornais brasileiros online

No post “Jornais Eletrônicos”, foi falado que “Há uma tendência de que os jornais impressos se tornem somente eletrônicos. Isso acontece porque o jornal impresso ocupa muito espaço, o que não acontece com o jornal online; o jornal digital é mais “consciente” em questões ambientais, por conta das folhas economizadas em relação ao jornal impresso”, e no post seguinte foi tratada a questão dos “Jornais internacionais online”, neste post vai ser tratada a questão dos jornais brasileiros online. “Há diversos jornais brasileiros que inicialmente eram somente impressos e hoje disponibilizam também edições online; no post “Jornais Eletrônicos” foram citados alguns exemplos destes jornais, como a Zero Hora, sobre a qual este post vai falar mais profundamente.

A Zero Hora é um jornal gaúcho fundado em 4 de maio de 1964, editado diariamente e mantido pelo Grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação). Em 1996 a edição e produção do jornal passaram a ser totalmente digital, e no dia 19 de setembro de 2007, entrou no ar seu website, que é constantemente atualizado. A versão impressa do periódico acompanha uma tendência mundial de integrar a produção do conteúdo, independentemente da mídia em que é veiculado (impressa ou digital).
Nesta semana, no dia 13 (sábado), saiu na Zero Hora a notícia Começa a despedida de Harry Potter”. A reportagem é a seguinte:
Milhões de fãs no mundo aguardam com impaciência a estreia mundial, no próximo dia 19,  da primeira parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte, a adaptação do último livro da saga do jovem e popular bruxo.
O filme conclui uma das sagas mais populares da história editorial e cinematográfica: os sete livros da série venderam mais de 400 milhões de exemplares em 69 línguas, e os seis primeiros filmes arrecadaram U$$ 5,4 bilhões.
O  sucesso é ainda mais impressionante quando se sabe que a escritora britânica J. K. Rowling foi rejeitada por mais de 10 editoras antes de fechar um contrato para a publicação do primeiro volume (Harry Potter e a Pedra Filosofal), em 1997. A tiragem inicial foi de apenas mil exemplares. O sétimo e último livro foi dividido em duas partes no cinema: a segunda estreará em junho de 2011. A aposta é ousada porque as primeiras páginas do volume têm um ritmo lento, o que pode decepcionar alguns fãs acostumados com a ação e os espetaculares efeitos especiais dos outros filmes.
Ao contrário das tramas anteriores, o trio de protagonistas _ Harry (Daniel Radcliffe), Hermione (Emma Watson) e Ron (Rupert Grint) _ decide não retornar a Hogwarts, a escola para bruxos, para seguir em busca das “horcruxes”, os receptáculos nos quais o vilão Voldemort (Ralph Fiennes) guarda partes de sua alma para permanecer imortal.  A aventura, longa e terrível, é um teste para a amizade dos três, o que dá à história um lado mais introspectivo e psicológico do que nas anteriores. O cineasta David Yates, que também dirigiu O Príncipe Mestiço (2009) e A Ordem da Fênix (2007), negou que a divisão em duas partes tenha sido motivada pelo lucro:
– A decisão teve motivação puramente artística.
As filmagens da segunda parte já foram concluídas, e os protagonistas começam a dizer adeus à série após mais de uma década vivendo por e para o jovem bruxo.
– É uma parte enorme da minha vida. Vou sentir muita falta – disse Rupert.
– Inicio uma nova etapa – destacou Emma, que, além de prosseguir com os estudos nos Estados Unidos e com a carreira de modelo e atriz, afirma que também deseja escrever (ela está escalada para viver Gwen Stacy, a namorada de Peter Parker na nova versão da franquia Homem-Aranha).
Daniel Radcliffe prefere concentrar-se na atuação e já tem projetos para cinema e teatro. Nenhum dos três, no entanto, gostaria de rodar uma sequência da história do bruxo.
– Dez anos são suficientes – garante Radcliffe.
Os três atores eram crianças quando começaram a série. Durante mais de 10 anos e oito filmes, as vidas deles ficaram coladas à do jovem bruxo, o que pode ser angustiante para jovens com sede de liberdade.
– É tão libertador cortar o cabelo – desabafou Emma, mostrando seu novo visual, com um corte bem curto.
Como seus dois colegas, ela está milionária, mas  garante que nunca ficaria sem fazer nada:
– Ficaria louca. Sou uma trabalhadora.
Radcliffe também diz ter boas expectativas. Bem longe do mocinho Harry Potter, ele atua em Woman in Black, filme de terror previsto para 2011.
– Tenho que trabalhar duas vezes mais para me separar do personagem – admite.
Quanto a esta reportagem, tenho apenas uma coisa a dizer, o pessoal das “mais de 10 editoras” que rejeitaram a história de J. K. Rowling devem estar se mordendo com o sucesso da autora, que vendeu mais de “400 milhões de exemplares em 69 línguas”. Acontece.


O site da Zero Hora disponibiliza a seus leitores a possibilidade de clicar no link da reportagem que se deseja ler mais a respeito (seu título), e então abrir uma nova página na internet que contenha a reportagem desejada.  Há uma possível interação entre o leitor e o site, uma vez que há a possibilidade de “Corrigir” e “Comentar” as reportagens, e algumas delas (como a que foi comentada logo acima Começa a despedida de Harry Potter”) há a possibilidade de deixar comentários. O site oferece também imagens, vídeos e diversos links.
            Como citado no post “Jornais eletrônicos”, “O webjornalismo tem influência também sobre o trabalho do profissional da informação, como, por exemplo, o bibliotecário. Como o bibliotecário trabalha com a informação, esteja ela no suporte que estiver, esse profissional trabalha com o jornal online. A internet, como um suporte tão diferente do papel, merece uma atenção diferente. Faz-se necessário o uso de computadores dentro da biblioteca, para que se possa acessar o conteúdo dos jornais digitais”. Com certeza este novo serviço online dos jornais mudou muita coisa no trabalho dos bibliotecários, inclusive na parte se serviço de referência, pois agora se tem ainda mais uma rica fonte de informação que pode ser utilizada pelo bibliotecário.

REFERÊNCIAS:
MICHELENA, M. B. Jornais Eletrônicos. Informação Online, out. 2010. Acesso em: 13/11/2010. Disponível em: <http://onlineinformacao.blogspot.com/>.
MICHELENA, M. B. Jornais internacionais online. Informação Online, out. 2010. Acesso em: 13/11/2010. Disponível em: <http://onlineinformacao.blogspot.com/>.
PERRONE, M. Começa a despedida de Harry Potter. Zero Hora. Porto Alegre, nov. 2010. Acesso em: 13/11/2010. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/segundocaderno/2010/11/13/5747/?topo=13,1,1,,,13>.
ROZADOS, H. B. F. TEMA 8: Jornais Brasileiros Online. Disponível em <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 13 nov. 2010.

Um comentário: