domingo, 17 de outubro de 2010

Repositórios de vídeos

No último post foi tratado o assunto do “Vídeo como fonte de informação – a utilização do vídeo como recurso didático”. No presente post vai ser trabalhado o conceito dos repositórios de vídeos. Segundo a professora Helen Beatriz Frota Rozados, repositórios de vídeos são “sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação de informação multimídia – vídeos”. Assim como os bancos de imagens, os repositórios de vídeos não deixam de ser bancos de informação, nos quais se pode fazer pesquisas, recuperando-se informações nas diferentes áreas do conhecimento.
Atualmente, com a larga utilização de meios multimídia como recurso didático, os vídeos têm sido muito utilizados para fins educativos. Por esse motivo, há grande de manda de vídeos, muitas vezes por parte dos professores. O objetivo dos repositórios de vídeos educativos é justamente dar esse suporte à educação, e seu público-alvo é justamente alunos e professores, em fim, pessoas envolvidas com o processo educativo.     
Alguns exemplos de repositórios de vídeos educativos são a Academic Earth, o Google Vídeos, e o YouTube EDU. No blog “Le Gauss”, há um post que trata do assunto: “No mesmo passo do Academic Earth, o YouTube tem uma parte dedicada a vídeos educativos. É o YouTube Edu, que tem vídeos de institutos importantes de ensino, como o MIT, a Universidade de Harvard e muitos outros. E não tem só vídeos educativos não. Tem alguns vídeos "promocionais", mostrando alguns eventos, como torneios universitários, os "carnivals" e até discursos de formatura.                            
            No site do YouTube pode-se obter informações sobre o mesmo: ” Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube é a comunidade de vídeos on-line mais popular do mundo, permitindo que milhões de pessoas descubram, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. O YouTube oferece um fórum para as pessoas se conectarem, se informarem e inspirarem outras pessoas no mundo todo e age como uma plataforma de contribuição para criadores de conteúdo original e grandes e pequenos anunciantes.

REFERÊNCIAS:
JULIANA. Você conhece o YouTube Edu? Le Gauss, Abril, 2009. Acesso em: 17/10/2010. Disponível em: < http://legauss.blogspot.com/2009/04/voce-conhece-o-youtube-edu.html >.
ROZADOS, H. B. F. TEMA 5: Repositórios de Vídeos. Disponível em <http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743>. Acesso em: 17 out. 2010.

YOUTUBE. Acesso em: 17/10/2010. Disponível em: < http://www.youtube.com/ >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário